Falando sobre Falando sobre Falando sobre Carte menù/Historia do Gelato


 

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Apresentação do Negócio

O sorvete teve sua origem na China há cerca de 3.000 anos, mas foi em 1292 que ele começou a tomar a forma que conhecemos hoje, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China e o introduziu como uma alternativa de sobremesa, completando as refeições salgadas. Por apresentar em sua constituição ingredientes altamente saldáveis como leite, sucos e polpas de frutas acabou sendo incorporado à alimentação humana como uma importante alternativa nutricional. O sorvete de massa, por exemplo, contém nutrientes importantes como proteínas, vitaminas A, D, E, K e do complexo B, além de cálcio, importantes para o crescimento e desenvolvimento infantil e a manutenção da saúde óssea de pessoas adultas e idosas.

Seu efeito refrescante proporciona ótimo paladar e vem sendo aceito não só no verão, mas em todas as épocas do ano.

De fácil elaboração e combinação de sabores, vem se tornando uma alternativa de negócios em franco crescimento. As sorveterias caracterizam-se por pontos comerciais de venda do produto, e que podem ter anexas às suas instalações as unidades de produção. Outra alternativa de negócio pode ser apenas a comercialização dos produtos fornecidos por terceiros.

 

O Mercado.

 

Num país de dimensões continentais como é o Brasil, e com diferenças acentuadas de clima passando pelo calor constante do nordeste e o inverno rigoroso do sul, o empresário deve estudar com cuidado onde e de que forma explorar esta atividade comercial.

Por ser um produto refrescante, sua aceitação é maior nas regiões ou épocas de calor. Portanto uma sorveteria instalada no nordeste vai ter clientela constante o ano todo, já no sul o período de alta demanda concentra-se em quatro a cinco meses por ano. Este fator por si não inviabiliza o consumo de sorvetes fora das épocas de calor, pois quem gosta de sorvete consome o ano inteiro. Mas exige dos empreendedores que estão sujeitos às condições de sazonalidade (clima quente e frio) um esforço maior em criatividade para atrair os clientes.

Com o objetivo de "estruturar as forças produtivas do setor de sorvete e dobrar o consumo per capita no Brasil", a Abis (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete) está encabeçando uma forte campanha de promoção do produto. Um dos principais argumentos afirma que sorvete é um alimento e não um produto sazonal consumido apenas no verão.

Por se considerar um alimento nutritivo e saudável, o sorvete pode ser consumido por todas as pessoas, independente da idade, sexo, condição social, etc., fato que caracteriza a dimensão do mercado como sendo toda a população. Esta abordagem já permitiu ao setor apresentar índices de desempenho em 2006 da ordem de 505 milhões de litros produzidos.

O faturamento em 2006 atingiu US$ 886 milhões contra US$ 805 milhões registrados em 2005.

Enquanto o consumo per capita em países nórdicos como Finlândia, Dinamarca e Noruega situa-se em 20 litros/ano, o consumo brasileiro não passa de 3,5 litros/ano. Nossos vizinhos, Argentina e Chile registram números mais densos, respectivamente 5 litros e 6,5 litros per capita/ano.

O sorvete de massa ainda é um dos grandes destaques mundiais, atingindo produção de 15,8 bilhões de litros e tem como principais mercados a América do Norte (31%), a Ásia (30%) e o Leste Europeu (20%).

Uma estratégia para engordar os números no Brasil foi justamente a criação do Selo Abis de qualidade que certificará empresas do setor respeitadoras dos requisitos de segurança de alimentos, padrões de identidade e qualidade do produto.

O empreendedor deve, em função do local em que pretende instalar sua empresa, analisar quais as características da população que está ao entorno, descobrindo classes sociais, poder aquisitivo, freqüência e volume do trânsito das pessoas, concorrência, fornecedores em caso da sorveteria não produzir os sorvetes, entre outras.

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